domingo, 16 de maio de 2010

Ternurento para mim...assustador para muitos outros!

Hoje depois de telejornal estive a ver a Grande Reportagem na Sic, o título era: "A lucidez da Loucura", que retratava a vida dos doentes do Hospital Psiquiatrico Júlio de Matos em Lisboa. Quem me conhece, sabe que esta é a minha área de eleição, que desde que me meti nesta viagem da Psicologia, a doença mental sempre foi o meu cavalo de batalha e no fundo o meu objectivo a alcançar.
Tanto que no final do meu 1º ano de Mestrado e quando nos foram mostrados os locais possíveis para estágio, os meus olhos brilharam ao ver: Psiquiatria Hospital de S. João!

A reportagem estava incrível e retratou muito bem aquilo que é vivido nos hospitais psiquiatricos um pouco por todo o país. Para muitos é um sítio assustador e "de loucos", um sítio incompreensível, um sítio pesado um sítio em que "nem morto ali entrava", mas para mim não.
Sinto-me bem no meio dos "loucos" da nossa sociedade, adoro tentar compreendê-los e mais ainda tentar ver o mundo como eles o vêm, e é incrível quando por instantes "falamos a mesma língua".

No fim da reportagem a jornalista perguntou a um doente (esquizofrénico):

J: O que achas das pessoas ditas "normais"?

D: Não têm nada para dizer, são aborrecidas!

E eu digo ainda: a loucura existe nos olhos de quem a vê!

No fundo "de sabio e louco todos temos um pouco"



Quem quiser pode ver aqui a reportagem! :)


*

Sem comentários:

Enviar um comentário