"Nós tínhamos mil e um motivos para chorar todo o dia, mas não, agente sorri!"
Este é um outro Brasil. Um outro Rio de Janeiro. Onde não existe Copacaba nem Ipanema. Onde não há plumas, nem carros alegóricos.Onde os turistas não querem ir. É um universo paralelo, que nos assusta, que nos faz arrepiar.
Como é possível que em pleno séc.XXI ainda existam pessoas a viver desta forma? Choram? Queixam-se? Não...SORRIEM, porque reclamar é fácil, mas ser feliz nestas condições é uma verdadeira façanha.
Todos os dias lutam por apenas viver mais um, não há grandes projectos, e muito menos sonhos, é proibido sonhar muito alto, num sitio que parece ter sido esquecido por Deus.
É incrível a capacidade de "dar a volta por cima" do povo brasileiro. É incrível como nas condições mais adversas, conseguem sorrir e "bola prá frente". É incrível como falam de problemas como a fome, o medo e a morte com uma tranquilidade que nos abala, nós Homens, que tantas vezes fechamos os olhos para situações destas.
São verdadeiras lições de vida, que nos fazem reflectir sobre tanta coisa. O Mundo, a Política, as Injustiças o Errado, a Dor, a Perda, a Tristeza. Faz-nos sentir pequeninos, insignificantes ao lado de pessoas que diariamente lutam pelo bem da família e da favela. Afinal de contas, quem é que não cuida da sua casa?
Dos melhores documentários que vi. Muito bom e de uma realidade assustadora.
Saí de lá com o coração nas mãos e a sentir-me uma formiguinha, de tão insignificante. Eu levanto-me todos os dias e tudo me está à mão, do outro lado do oceano, há gente que nem dorme, porque não tem um chão onde ficar.
Ainda há HEROÍS neste mundo.
*
Sem comentários:
Enviar um comentário