sexta-feira, 29 de junho de 2012

S. Pedro!

Hoje é dia de S. Pedro na minha terra.

As minhas lembranças são muitas. Mas a que mais presente está na minha memória, eram os almoços carregados de família à volta de uma mesa corrida. A azáfama na noite anterior, a fazer arroz doce e aletria, a tratar dos assados e afins.

Era o usar uma roupa mais gira, era o lavar o rosto com água de rosas que era deixada uma noite ao luar (tradições antigas da família). Era o ouvir nos altifalantes da terra músicas populares, era ver as procissões, os anjinhos, as "Nossas Senhoras", era ficar até à 00h00 no largo da terra à espera do fogo de artíficio, enquanto se comia pipocas e algodão doce...

Sempre gostei muito do S. Pedro, padroeiro da minha Terra à beira Ria plantada. Sempre o associei à família e à alegria de estarmos todos juntos a ouvir histórias e memórias.


Por isso hoje, e apesar das circunstâncias da vida, e de a família já não se conseguir juntar como antes (e porque infelizmente já muitos de nós não estão aqui), vai haver arroz doce lá em casa, e eu vou fechar os olhos e recordar tudo como se fosse agora.

Tio e Avó, este era um dia TÃO importante para vocês, não estivesse Pardilhó tão dentro do vosso coração, e é muito devido a vocês, que hoje eu dou TANTO valor a este dia.
Quem me tira Pardilhó, tira-me tudo.

*


Sem comentários:

Enviar um comentário