sexta-feira, 29 de junho de 2012

Querida e fofa ZARA:



Este casaco de ganga e esta t-shirt iam fazer maravilhas à menina!

*

S. Pedro!

Hoje é dia de S. Pedro na minha terra.

As minhas lembranças são muitas. Mas a que mais presente está na minha memória, eram os almoços carregados de família à volta de uma mesa corrida. A azáfama na noite anterior, a fazer arroz doce e aletria, a tratar dos assados e afins.

Era o usar uma roupa mais gira, era o lavar o rosto com água de rosas que era deixada uma noite ao luar (tradições antigas da família). Era o ouvir nos altifalantes da terra músicas populares, era ver as procissões, os anjinhos, as "Nossas Senhoras", era ficar até à 00h00 no largo da terra à espera do fogo de artíficio, enquanto se comia pipocas e algodão doce...

Sempre gostei muito do S. Pedro, padroeiro da minha Terra à beira Ria plantada. Sempre o associei à família e à alegria de estarmos todos juntos a ouvir histórias e memórias.


Por isso hoje, e apesar das circunstâncias da vida, e de a família já não se conseguir juntar como antes (e porque infelizmente já muitos de nós não estão aqui), vai haver arroz doce lá em casa, e eu vou fechar os olhos e recordar tudo como se fosse agora.

Tio e Avó, este era um dia TÃO importante para vocês, não estivesse Pardilhó tão dentro do vosso coração, e é muito devido a vocês, que hoje eu dou TANTO valor a este dia.
Quem me tira Pardilhó, tira-me tudo.

*


quinta-feira, 28 de junho de 2012

E porque a AZIA é tamanha, fica aqui, aquilo que não consigo escrever, mas que é exactamente o que sinto:

Estou lixada com isto!

Não. Minto. Eu estou mesmo é fodida com isto. Mas não posso escrever "fodida", porque depois vem a leitora púdica, mais a associação de professores de língua portuguesa, mais a mãe da adolescente de 15 anos que teve de vir a este blog para dar de caras com a palavra pela primeira vez. Por isso, só posso estar lixada por os espanhóis nos terem passado a perna. Estou um bocado farta desta história da nossa sina e triste fado. É sempre a mesma conversa. Jogámos tão benzinho, e caímos de pé, e somos um orgulho mas, a verdade, é que do quarto lugar não reza a história. E lá vimos de malas aviadas, já a falar de 2014, que aí é que vai ser, maiores voos nos estão reservados, e vai ser lindo, e vai ser épico, e o Cristiano vai marcar todos os golos que ficaram por marcar, e vamos voltar com a taça, agora é que é certinho. Mas depois nunca é. Quero lá saber do quarto lugar. Ou do segundo. Eu quero é o título. Eu quero é que vamos todos para a rua berrar e beijar a camisola. Eu quero é comprar A Bola e guardá-la para a posteridade. Uma A Bola que diga "CAMPEÕES", não uma que diga "ai, caraças, que esteve quase". Que merda é esta de ficarmos todos afundados no sofá a ver os outros fazer a festa e a dizer "mas ao menos jogámos bem"? E isso lá serve de consolo? Ao menos que tivéssemos jogado mal, que a tristeza sempre era menor e sempre podíamos atirar a culpa para cima do Ronaldo, que para alguma coisa tem de servir termos o melhor do mundo. Mas não. Jogámos, jogámos, jogámos, mostrámos aos espanhóis que bem podem enfiar o tourito num sítio que eu cá sei, que isto não é tudo deles, mas depois nada. Uma puta de uma bola à trave e lá vai tudo à vida. E é assim? Acaba assim? Não há ninguém que nos acuda? Não dá para mandar repetir? Não há como impugnar o concurso? Não pode ser à melhor de três? Ou de cinco? Nada? Não se pode fazer nada? Só podemos sentir a frustração a  baixar em nós? Só podemos encolher os ombros e dizer "ao menos jogámos bem"? Ora que porra. Serve-me de pouco. E serve-me ainda de menos que me venham dizer "calma, que isto é só futebol", "menos, que isto é só um jogo", "não te rales, que eles é que ganham o deles e nós aqui chateados". Como se houvesse outra coisa que unisse tanto o país como a Selecção. Como se houvesse outra coisa que nos arrepiasse mais os pêlos dos braços do que cantar A Portuguesa. Como se houvesse outra coisa que nos fizesse esquecer, mesmo que só uma vez por semana, que estamos em crise e que o tempo vai voltar a ficar uma merda. Estava a contar não dormir com o barulho das buzinas, mas não estou a dormir porque todos os espanhóis parecem ter vindo para a minha rua e falam alto comó raio. Eu queria estar lixada, mas eu estou mesmo é fodida com isto. E quem não está não gosta de bola e/ou não é bom português.


by, A pipoca mais doce

*

Mais uma vez os Espanhóis!

Não os suporto nem à lei da bala. Quando vivi em Madrid, levei com mil boquinhas e comentários vindos dessa espécie, cheguei até a "gostar" deles e a suportar tal rivalidade, mas F*DEREM-NOS mais uma vez desta forma, só à chapada!

Estou com uma azia que me dá cabe dos nervos. Segurem-me!

*

terça-feira, 26 de junho de 2012

Bafo de morte!

Estão 35 graus em Guimarães. Eu tenho a bata colada ao corpo. E assim torna-se IMPOSSÍVEL ter vontade de trabalhar!

Por favor, eu quero MUITO calor, e sol, e praia, e mar e afins, mas assim na loucura também não!

*

True # 228

*

segunda-feira, 25 de junho de 2012

While you're away!

Ela tem tocado em repeat no carro. Voltei a andar carregada de CD's dela, e ela aquece-me a alma e o coração, naqueles momentos que mais forte as saudades batem.

Love her!

*

True # 227

Well, não concordo com tudo...mas o namorado fofo e delicioso, check!

*

domingo, 24 de junho de 2012

Unhacas da meninas # 2

E foi com esta cor que saí ontem da manicure.

*

9 M.

É S. João e nós fazemos 9 mesinhos :)

Quando voltares, comemoramos decentemente!

Parabéns!

*

sexta-feira, 22 de junho de 2012

True # 226

*

Das coisas que se sentem:

Sempre que vejo reportagens que falem de meninos como os meus, fico de sorriso nos lábios e de olhar ternurento.

Só quem trabalha com estas pessoas percebe do que estou a falar!

*

Dos arraiais!





Amanhã é a noitada de S. João, e se o santinho ajudar pelo menos um balãozinho vou lançar.

E como eu gosto de uma boa festa popular. É o cheiro a sardinhas, é o vinho tinto ou a cerveja, é os martelinhos e o alho porro, os manjericos pelas ruas e os sorrisos estampados na cara. E este país precisa cada vez mais de sorrisos...

*

Adoro! Adoro! Adoro!

Embora possa não concordar com tudo...está divinal!

<3

*

quinta-feira, 21 de junho de 2012

True # 226

*

Ganhámos! Ganhámos! Ganhámos!

PIMBAS!

1 - 0 e mai nada!

*

Estamos na 2ª parte do jogo...

e eu estou numa pilha de nervos.

Valha-me Deus.

E qual é a cena dos POSTES pah?!

*

Entra o Verão e joga a Selecção!


E se por um lado peço a S. Pedro que regularize a situação meteorológica, por outro peço a todos os Deuses e afins que façam a nossa Selecção dar-nos muitas alegrias hoje às 19h45.

*

quarta-feira, 20 de junho de 2012

For the record:

fazemos o número redondinho e belo de 9 meses, no dia de S. João! E amor abençoado pelo Santo Padroeiro da bela Imbicta é amor para durar uma vida.

:)

*

Gostavam de ser abandonados?!

Revoltam-me as pessoas que abandonam os animais na rua. Chego a ficar mal disposta com notícias como a que acabei de ver na SIC.

Em pleno século XXI, estas coisas não deviam acontecer.

*

Das boas iniciativas:

Quem me conhece sabe que o meu cavalo de batalha, é a Saúde/Doença Mental. Que me desdobro em mil opções para ajudar aqueles a quem este mundo (cão!) complica um pouco mais as coisas.
Desde o meu 2º ano de Licenciatura que soube que esta era a minha área de eleição. Não é fácil, eu sei. É dura, também sei. É triste (por vezes), é sim! Os "ganhos" como nós (Psicólogos) dizemos, são muito poucos. Não acho. Acho que o importante é saber relativizar, e quando somos capazes de fazer isso, acreditem, os ganhos existem todos os dias.

Um olhar que diz mais qualquer coisa que ontem. Um sorriso à nossa chegada à instituição. Um bom dia mais afável, um desenho mais colorido, "só porque a Doutora me ajudou", um obrigado mais sentido...a necessidade de vir falar connosco, o querer mostrar fotografias de quando se era bem pequenino.

Acreditem, os ganhos são muitos. E mais que o dinheiro (miserável), a recompensa de se sair com o coração quentinho e cheio é muito boa.

Por isso, sempre que vejo projectos bons e que lutem como eu por estas pessoas, dá-me logo vontade de bater palmas de pé e espalhar aos 4 ventos.

O projecto: Rádio Aurora, a Outra Voz contra a discriminação na doença mental, é o PRIMEIRO, programa de rádio emitido do Hospital Júlio de Matos que dá voz a um grupo de pessoas com experiência de perturbação mental! 
Todas as semanas às 2ªs feiras (17h30) é hora de derrubar barreiras, de se fazer ouvir e de dar voz aqueles que (por mais leis e campanhas que se façam), sofrem (quase) sempre em silêncio.


A notícia do projecto, aqui!


*

True # 225

*

terça-feira, 19 de junho de 2012

Desejos carnais:

Ai que gostava tanto.

Digam o que disserem a Apple é a Apple!

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Ando a precisar TANTO, de uns dias assim...

passados por aqui:


 fotos "roubadas" da às 9 no meu blog

Bem a Sul. Onde o calor já abunda, onde céu é azul e o mar brilhante.

*

True # 224

*

The sun is shining!

YEY YEY YEY YEY!!

Nada como uma segunda-feira solarenga para animar a malta. E digo-vos, Guimarães com céu azul e solinho lá no alto fica ainda mais bonita (assim vale a pena acordar às 6h).

*


domingo, 17 de junho de 2012

Portugaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaal!


As laranjas deixaram de ser mecânicas e agora venha daí a Republica Checa!!!

Oh yeah. BOA BOA BOA! CR7 no seu melhor, eram mais 15 min. e vinha um terceiro golo a caminho!

Nada como ver a Selecção Nacional ganhar par esquecer que amanhã é 2ª feira e que eu acordo as 6h da manhã.

*

Se não for pedir muito...

Portugal, dá-me lá mais uma alegria!!

:)

*

sábado, 16 de junho de 2012

5000 dias, em 20min!

A minha irmã casou hoje! CA-SOU! E eu ainda estou em "choque".

Estava linda. Estava feliz. Estava radiante.

E eu, eu não cabia em mim de tanta alegria. Por ela, pelo J. pelos quase 14 anos de namoro. Pela nossa família. Por estarmos todos juntos (e Tio, lembrei-me tanto de ti e como brincávamos sobre o facto deste casamento estar sempre em "águas de bacalhau"). Por ver a minha irmã feliz.

E minha gente, ver um irmão/irmã feliz, é das melhores sensações que se pode ter neste mundo.

Foram 13 anos e 5000 dias, numa cerimónia de 20min. Ás 15h25 já estavam casados! :)

Quando existirem fotos, eu ponho aqui. Promiss!

*


sexta-feira, 15 de junho de 2012

Não sei se grite ou se me ponha a ganir!

SO-CO-RRO!

*

Então é assim:

A tona da minha irmã (que não tem outro nome!), ontem decide largara bomba de que se vai CASAR pelo civil este sabado. WTF???????????? CASAR, assim?

Vamos por partes, a minha irmã namora há 13 anos com o J. (moço que gosto muito, mesmo que por vezes me irrite solenemente), a minha irmã foi pedida em casamento há 2 anos em Paris (surpresa LI-NDA que o J. lhe fez), e há 2 anos que andamos na saga: quando é a data? quando te casas? vestido? boda? e a coisa não se dava (por vários motivos mas acima de tudo porque esta vida não é fácil...mas que estava noiva e de caxuxo no dedo, lá isso estava.

A última data assinalada por eles, como sendo para o "casamento", era dia 16 de Junho de 2012, e porquê?, porque fazem 5000 dias que namoram (coisa mai linda este pormenor, mais uma vez, obra do moço!), ,mas o que é certo, é que 2012 está a voar em modo furacão e preparativos de casório, bem vê-los.

Eu como Madrinha de casamento, já nem pensava nisso, até que ontem às 9h30 da manhã a tona da minha irmã, decide ligar-me e dizer:

- Marta, eu e o J. vamos casar sábado pelo cívil, queremos marcar a data dos 5000 dias com alguma coisa especial!

WHAAAAAAAAAAAAAAAAAAT?! Uma gaja está a trabalhar, tranquila e em modo: vamos activar, e a tona, diz uma coisa destas?

Fiquei maluca, se alguém me visse dentro do gabinete achava que a Psicóloga tinha enlouquecido (o que por vezes nem foge à realidade), de tão TOLINHA que estava!

Afinal a coisa vai-se dar. É certo para já, numa coisa simples e apenas com a família, a festunça, o bailarico e os brindes vêm daqui a uns meses...assim até tem mais piada, uma espécie de casamento cigano, prolonnnnga-se.

Estou muito muito muito muito mas muito feliz!

Como se diz no norte: bibós noibos!!!!! :)

*

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Girls and Tattoos # 41

*

Dúvida existêncial?

Baptizado:

- Calças?

- Vestido?

E eu que adoro preto, vestido preto, sim? Não? (sou muito apologista de que com um vestido preto nunca me comprometo!)

*

Dos "sobrinhos" emprestados.

O R. filhote da mamã que estou a substituir na instituição, vai ser baptizado dia 1 de Julho e eu como "tia" babada como me chama a C. fui convidada e CLARO, vou lá estar de sorriso nos lábios.

Ver uma vida a crescer diante dos nossos olhos é coisa bonita de se comemorar.

Começa então a saga: o que vestir? :D

*


quarta-feira, 13 de junho de 2012

Portugaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaal!!!!!

Estar a sair do trabalho com Portugal a ganhar 2 -0, ligar o rádio na Antena 1 rumo ao Porto, ficar colada no relato (que tanto stress me dá), ouvir as oportunidades perdidas que culminaram com o empate 2 - 2, ficar de croação nas mãos, a esperar o pior, ir buscar uma amiga ao trabalho, rumarmos a casa e quando já pensávamos, isto vai ser uma desgraça, eis que aos 9min marcamos mais um: goloooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo.

Eu desato aos berros e a apitar até ao fim da rua (que estava praticamente deserta).
Não há melhor minha gente. Como diz o meu pai: o ganhar dispõe muito bem!

Cá para mim o Sto. António mexeu os cordelinhos dele! ;)

*

Ainda sobre o Sto. António:

Parabéns Alto do Pina...este ano arrecadou o 1º prémio nas Marchas de Sto. António em Lisboa!

E a minha terra, para não variar (sempre linda e gaiteira), também ganhou o 1º prémio nas Marchas de Sto. António (padroeiro de Estarreja). Mas o nosso brilho é maior no S. Pedro!

*

Viva o Sto. casamenteiro!

Que hoje é o dia dele!

E enquanto os Lisboetas dormem e curam a ressaca de uma noite de festa, no Norte já se trabalha! 

*

terça-feira, 12 de junho de 2012

Eu não ia lá (entenda-se, site) há 3 dias...fui hoje, e deu nisto:


...claro está, da ZARA.

*

Hoje os Lisboetas estão em Festa...


e embora eu seja muito mais pelo S. João e pelo meu querido S. Pedro (padroeiro da minha terrinha à beira ria plantada), o Sto. António da linda e moça Lisboa, também começa a ter um cantinho no meu coração (que espera para o ano ter a sua estreia nos Santos Populares de Lisboa).

E hoje a noite é dele, portanto alfacinhas ponham-se nas ruas e toca a rumar aos bailaricos e a comer muita sardinha assada, a beber vinho tinto e a comprar manjericos. Porque não há nada como um belo arraial para sacudir a poeira dos dias.

Bom Sto. António!

*

True # 223

*

segunda-feira, 11 de junho de 2012

E a Fiona Apple está de volta!

YEY! Finalmente.

Sempre adorei Fiona Apple, todos os seus cd's e consigo dizer com quase toda a certeza que contam-se pelos dedos de uma mão as músicas dela que não gosto.

Thank God, she's back!



*

True # 222

*

Os animais e os meus meninos!


Na instituição, temos alguns cavalos, mas nenhum tão querido e meigo como o Romeu. O Romeu é um cavalo branco com uma crina linda e esvoaçante. O Romeu é uma doçura, meiguinho que só ele. Tem paciência para gritinhos e risadas estridentes dos meus meninos, tem paciência para os passeios lentos e compassados pelo picadeiro. Tem o olhar mais ternurento que alguma vez vi num animal, e há dias que posso jurar ele compreende-os.

O Romeu faz milagres com eles, e nos dias em que eu penso que no mundinho deles os Deuses andam "loucos", basta-lhes dar 2 cenouras e dizer:

- Vá, vão até ao Romeu e levem as cenouras.

 É vê-los de sorriso rasgado, e eu de coração cheio.

*



Foi um parto rápido e sem dor...

e assim nasce o meu 3º filho, tudo culpa da Fio a Pavio, que me alertou para a existência destas belezas, e agora tenho, não 1, não 2, mas sim 3 amores que não sei como me decidir.

*

Podiam vir os dois parar cá a casa...

mas até Julho terei que me decidir por apenas um deles.

Digam lá, são fofoooooooooooooos:


Vida dificil, que nos obriga a escolher entre 2 filhos, ambos tãooooooooooooo queridos.

*

Isto de ter o homem em Terras de Sua Majestade, tem muito que se lhe diga...

Ele volta para lá e eu eu vejo-me tomada dos nervos. Nada a fazer. E das duas uma, ou faço compras parvas, ou como "merdices". Nenhuma é boa opção, se com uma gasto e fico gira, com a outra gasto-me e fico gorda.

Sabes o que tens a fazer?...eu digo: Voltar e tirar a ideia patética de tirar um Doutoramento FORA.




Isto sou eu nos meus acessos. Tens o meu total apoio incondicional e o meu amor forte e grande para aguentar a distância.

*

domingo, 10 de junho de 2012

Gosto tanto desta letra...

só podia ser de um Homem do Norte. Nascido e criado no Porto. Nesta cidade que tanto gosto.

Jura que não vais ter uma aventura
Dessas que acontecem numa altura
E depois se desvanecem
Sem lembrança boa ou má
E por isso mesmo se esquecem
Jura que se tiveres uma aventura
Vais contar uma mentira
Com cuidado e com ternura
Vais fazer uma pintura
Com uma tinta qualquer
Que o ciúme é queimadura
Que faz o coração sofrer
Jura que não vais ter uma aventura
Porque eu hei-de estar sempre à altura
De saber
Que a solidão é dura
E o amor é uma fervura
Que a saudade não segura
E a razão não serena
Mas jura que se tiver de ser
Ao menos que valha a pena

by, Rui Veloso

*

One day...one day I'll be in NY for a season!



E digam o que disserem, NY é NY! ;)

*

Dia de Camões, Portugal e das Comunidades!

10 de Junho.
Mais que cerimónias pomposas na televisão, mais que discursos da treta carregados de boas intenções (e de boas intenções está o inferno cheio), mais que condecorações e medalhas de mérito, mais que ver e ser visto, é preciso pensar em PORTUGAL, com pés e cabeça.

Será pedir muito?

Gosto muito do meu país, mas isto vai de mal a pior.

*

Gosto TANTO desta versão:



E apesar de esta música andar a tocar vezes sem conta nas rádios, de começar a enjoar ouvi-la tantas vezes, a letra, esta letra..é 5 estrelas!

*

New love:



Zee Avi, descobri-a há uns dias atrás, quando procurava música calminha para relaxar em casa, depois de um dia de "loucura" completa. Fiquei colada na voz tranquila e suave, nas letras fofas e carregadas de doçura.

Deixo-vos a primeira música que ouvi dela, e me fez procurar o resto dos álbuns.

*

sábado, 9 de junho de 2012

Sex and The City mood!

Oh Miranda, you're such a smart girl!

;)

*

I'm a believer!

"...and me, I still believe in paradise. But now at least I know it's not some place you can look for, 'cause it's not where you go. It's how you feel for a moment in your life when you're a part of something, and if you find that moment... it lasts forever... " 
 
The Beach 
 
*

sexta-feira, 8 de junho de 2012

True # 221

*

For the record:

Deves vir aqui e por isso, espero que leias bem o que vou aqui escrever:

ODEIO, o que me fizeste passar hoje!

*

Quando me tiram do sério, sai de baixo!

Eu estava aqui a controlar-me toda para não escrever NADA, sobre o facto de tu não me dizeres nada há HORAS. De eu te estar a ligar à imenso tempo e tu não atenderes. De eu te mandar sms e tu ZERO.

Se não for pedir muito, agradeço que estejas já a treinar MUITO BEM a desculpa que me vais dar.

Obrigada.

*

T.G.I.F

E para animar esta manhã mega chuvosa, em que estou praticamente sozinha no trabalho (viva as pontes, pessoal!), nada como passear pela ZARA.

Well, cá estão os objectos de desejo de hoje:


*

quarta-feira, 6 de junho de 2012

True # 220

*

terça-feira, 5 de junho de 2012

For the record...

As palavras não são minhas, mas podiam ser:

As pessoas saberem o lugar que ocupam, é bom. As pessoas saberem o lugar que ocupam na vida dos outros, é condição [para se evitarem cenas mais desagradáveis]. As pessoas saberem as doenças mentais que têm, também é bom. Pelo menos ajuda.

by, Made in Lisbon

*

Minha querida ZARA, porquê que tens preços que são um abuso?

É que se não fosses louca ao colocar os preços, estas calças fofas vinham ter comigo.

E eu ia ter umas noites de Verão, bem melhores.

*

É terça-feira...

mas sabe a 2ª feira. Estou ainda mais "mole" que ontem.

Damn!

*

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Daquelas pessoas que temos pena, façam parte da nossa vida!

Há gente que ás vezes tira o dias para gozar com a nossa cara. Nós damos oportunidades. Nós até perdoamos determinados comportamentos (que sempre dissemos: Nunca deixaria que me fizessem isso!). Nós refazemo-nos dos estragos que essas pessoas nos causam. Nós pomos para trás das costas tudo aquilo que mais nos magoa e nos deixa com nó na garganta.
Seguimos em frente, sem pensar sequer mais no dia em que essa pessoa volta a cruzar a nossa vida. Mas esse dia chega sempre, e quando chega e nos tentam atirar areia para os olhos, nós pensamos: Mas que grade filho da p*ta!

E aí, lembramo-nos do momento que mais nos magoou e nos afastou e percebemos: é longe, bem longe que quero que estejas de mim.

*

Unhacas da menina # 1

Pois que tenho esta cor na unhaca (não é bem bem esta, mas não encontrei uma foto decente da cor).
 
A-do-ro!

E a J. a fofa que me trata das unhas, disse: tem tudo a ver contigo!

*



Ando a precisar de não fazer nenhum!

*

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Pois que já entrámos em Junho.

Boa notícia logo pela manhã?!

"Hoje abre oficialmente a época balnear em todo o país", e isto é motivo para festa, porque às 9h da manhã já estarem 25º é delicioso.

Além disso, hoje é Dia Mundial da Criança. E para todas as crianças deste Mundinho (muitas vezes cão), um dia muito muito feliz.

Mas desculpem-me os demais, para as minhas crianças, meninos e meninas, além de um dia feliz, que esta vida vos sorria muito, porque vocês têm os melhores sorrisos que alguma vez já vi.

*