sexta-feira, 17 de junho de 2011

Tesourinhos do Centro de Saúde:

Ora pois que já disse aqui que os Centros de Saúde, são verdadeiros poços de relíquias deste nosso Portugal.

Tenho alguns casos de alcoolismo em acompanhamento. São verdadeiras montanhas russas. Ora estão bem e cheios de força para deixar "essa droga pior que a droga", como estão mais apáticos que uma preguiça em cima de uma árvore.

Alcoolismo não é fácil, e se há área em que tenho aprendido muito, é mesmo nas adicções, não fazem ideia da quantidade de gente viciada em álcool. É assustador.

Até aqui tudo bem. Via à consulta certinho, fazer a terapia, os trabalhos de casa pedidos, tudo...agora sacar de uma garrafa de água do LUSO e lá de dentro vir um cheiro forte a VODKA e desatar a beber como se de água fosse, é outra coisa.

Eu contorci-me toda para não soltar uma gargalhada, eu pus o meu ar mais profissional e sério e disse:

- Dona X, está a beber álcool na minha consulta?
- Ai não Sôtora, é água.
- Dona X, deixe-me ver.
- Ai deixe estar. Pronto já acabei.
- Dona X, se é água, deixe-me ver, qual é o problema?

E lá me deu a garrafa. Não era água, era Vodka PURA às 10h30 da manhã.

Isto só visto. No curso nunca me ensinaram como lidar com estas coisas. No curso nunca me disseram como reagir em momentos destes. Nas quatro paredes de uma faculdade, não se aprende nem metade daquilo que vamos precisar.

*

Sem comentários:

Enviar um comentário