sábado, 5 de dezembro de 2009

75 anos e muita história

Quem me conhece sabe que me farto de "ralhar" com a minha terra e que sou muitas vezes a 1ª a levantar a mão no que diz respeito ao atraso que Pardilhó tem e vive.
Mas quem me conhece também sabe que sou uma amante fervorosa da minha terra. Se me perguntarem porquê, não o sei dizer...a minha terra não tem nada de mais...mas é a minha terra, a terra dos meus pais, a terra dos meus avós...a terra da minha família e da minha história...é a minha terra, e eu gosto dela, gosto MUITO dela.

Hoje comemoraram-se os 75 anos da A.C.R. Saavedra Guedes. Uma associação que dá voz à vida cultural e recreativa da minha terra. Há 75 anos, um conjunto de homens sonhou e a obra nasceu, até hoje. E porquê que falo disto? Porque hoje foi um dia de recuar no tempo e lembrar os que sonharam e que ergueram esta obra que tanto orgulho nos tras.

Foi bom ouvir a história desta associação. Foi bom ver os rostos ali presentes de um tempo que não vivi, mas do qual me orgulho todos os dias.

Hoje condecoraram-se os grandes homens e mulhes que ajudaram a erguer e a levar à vante esta associação, aqueles que mesmo com as dificuldades, mesmo com todas as adversidades que enfrentaram, mesmo sem condições e apoios...nunca deixaram de sonhar!

Hoje fui receber a medalha de "Figura Relevante para a Associação" do meu Avó paterno Domingos Lopes Ramos (que nunca cheguei a conhecer, mas de quem tenho um orgulho gigante em ser neta)...e para isto não tenho palavras.
Hoje ouvi falar do meu Avó materno Bernardino Esteves (também condecorado como "Figura Relevante para a Associação"), um homem com um coração duro por fora mas um doce por dentro. Um homem que dedicou mais de 60 anos a esta associação. Um homem com um amor e orgulho a esta terra incrivel...foi comovente ouvir falar dos meus avós.

Este dia foi muito importante. Importante para me fazer gostar ainda mais desta minha terra, que mal aparece no mapa, com muitos defeitos, com muitas lacunas...mas linda.
E é a minha terra! E eu orgulho-me dela!




*

1 comentário: