quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Casos de arrepiar!

Estou a estagiar no Hospital de S.João na Psiquiatria. Quando me apaixonei por esta área, e disse a mim mesma e a quem me rodeia, a reacção foi geral:

- Tu só podes estar maluca!

Não, não estou. Sempre me fascinou esta área, sempre me vi a tentar ajudar aqueles a quem a sociedade vira as costas, a quem a sociedade não entende, a quem a sociedade descrimina e "atira para a sarjeta", aqueles que não conseguem entender a sua vida e fazem dela um inferno, sempre foi o meu sonho e aqui estou a dar os meus primeiros passos.
Não vou negar, tem sido difícil. Há casos incriveis e que eu pensei só existirem nas séries de investigação criminal, mas não, eles existem, estão mesmo debaixo do nosso nariz, debaixo do nosso tecto.
Tenho visto de tudo, e quase tudo me faz pensar em mil e uma coisas, me faz questionar o quão "louco" está este mundo e o quanto é necessário que as pessoas se apaixonem como eu por esta área e se empenhem em ajudar...
É tão dificil ver casos como os que eu tenho visto. É tão dificil conseguir perceber como é que é possivel isto aconceter. É dificil olhar para os rostos magoados, sofridos, magros e sem expressão que têm passado "pelas minhas mãos". É quase um esforço sobrenatural dizer que: Tudo vai ficar bem! Quando ás vezes nem nós acreditamos que isso seja possível...

Tenho visto dor, sofrimento, angústia, raiva em quase todos os rostos, mas também vejo ESPERANÇA, e é isso que me faz acreditar que é possivel fazer alguma coisa.


Isto é para todos os que têm passado por mim. É uma prova de que no meio de toda a desgraça...eu acredito que é possível.


*

1 comentário: