sábado, 5 de novembro de 2011

Lisboa, Lisboa!


Quando estava prestes a entrar no Ensino Superior, o meu pai disse:

- Marta, para privadas em Psicologia, só te deixo escolher entre: ISPA (Lisboa) ou UCP (Porto).

Como sempre achei que Lisboa não tinha espírito académico e todos os meus amigos ficavam por Porto ou Coimbra, a minha opção foi Porto. E o Porto é uma cidade encantadora. No fundo a minha cidade, que me fez viver momentos deliciosos, que nunca esquecerei. Onde fiz amigos apara a vida, onde durante 5 anos (mesmo no meio de algumas lágrimas e frustrações), fui muito feliz.

Nunca me arrependi desta opção. Lisboa para mim, era a capital desta País, onde viviam os meus tios e prima, onde passava uns fins-de-semana, ou umas férias da Páscoa, onde passeava, ia às compras e cinema. Lisboa era sinónimo de pessoas de "nariz impinado", frias e distantes (e quem vive no Porto percebe o que digo), só um beijo na face, pessoas não muito simpáticas, cada um por si....

Sempre disse: "Não quero viver em Lisboa", "Não me identifico com a cidade".

Parece que me enganei. Tenho idos mais vezes a Lisboa nestes últimos tempos que em toda a minha existência. Tenho descoberto uma cidade que desconhecia, e no fundo tenho adorado.

Talvez por tua causa. Talvez pelos passeios que damos e pelos sítios onde me levas, ou simplesmente pela forma deliciosa com que falas neles.

Talvez por ter conhecido gente que podia muito bem viver no Porto, de tanta simpatia e sorrisos que espalham.

Talvez porque é em Lisboa que vives. E talvez porque Lisboa é a tua cidade, ela passe a ser também um bocadinho minha.

Talvez porque Lisboa, viu tudo nascer. Talvez porque lá me sinto bem, como há muito tempo não me sentia.

O Porto é de longeeeeeeeeeeeeeee a minha cidade. Mas Lisboa aos poucos vai ganhando o seu espaço.

*

Sem comentários:

Enviar um comentário