sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Update!

Não tenho parado pelo cantinho. Este mês de Setembro tem sido complicadiiiinho e cheio de trabalho. Ora consultas, ora formações, ora projectos e reuniões, não tenho parado um minuto e quando penso em vir aqui, o sono bate, a série vence e eu adormeço em 5min.

Finalizei esta semana as formações em Sta.Cruz do Bispo no Estabelicmento Prisional (feminino). E aqui minha gente, tive a experiência da minha vida! Se fosse possível dizer por palavras aquilo que esta experiência me trouxe eu dizia, mas não consigo. Todas as palavras não iam ser suficientes.

Eram 15 reclusas. Quase todas presas há mais de 4 anos. Quase todas presas por tráfico de droga / roubo. Todas do mais empenhado que há. Do mais motivado que se pode pedir numa formação. Todas com histórias de vida incríveis (que quase todos os dias que lá estava me faziam arrepiar). Todas uns doces...e quando digo doces, eram mesmo doces. Com carências, com medos, com tristezas..mas com uma força de viver que faz inveja a quem anda aqui fora...

Já imaginaram o que é estar presa 17 anos? Ter entrado dom 19 anos...e ter hoje 36 anos, ter perdido a sua juventuda ali dentro? Já imaginaram ser mães dentro de uma cadeia? Já imagiram ver o vosso filho crescer nos corredores de uma prisão?...e mesmo assim, ter dos sorrisos mais bonitos que já vi?
Partilhei com elas 27 horas da minha vida, e dava muito mais.

A semana passada, juntaram-se no fim de uma aula, e cantaram-me uma canção que tinham escrito sobre mim...e eu só conseguia sorrir. No último dia (esta semana), juntaram-se todas e fizeram-me um postal carregadinho de mensagens boas, muito boas, cheias de carinho e reconhecimemto do meu trabalho.
Encheram-me de beijinhos e abraços, e votos de nos voltarmos a ver. Eu emocionei-me...

É nestas alturas que sinto, que Psicologia, é mesmo a minha "praia" e que com tão "pouco" me sinto a pessoa mais feliz e sortuda do mundo.

Durante estas 27 horas, não fui apenas formadora, e sei que isso foi para elas uma alegria. Fui amiga, fui confidente, fui "terapeuta", fui ouvinte, fui acima de tudo uma fonte de bem estar e alegria (como sempre fizeram questão de mo dizer!)...e a satisfação que sentia, era a melhor coisa que podia ter pedido.

A I. uma reclusa de 22 aninhos, sai em liberdade na próxima 2ª feira, às 14h00, depois de ter cumprido 8 anos de reclusão. Vai para a Suíça, ter com o namorado e com o filho. No penúltimo dia de formação, foi assinar o papel da sua Liberdade, e deu-me um abraço forte, dos mais fortes que senti até hoje...com lágrima no canto do olho disse-me:

- Formadora, ainda não acredito!

E eu senti um arrepio na espinha, ao ter ali nos meus braços, uma jovem, com cara de menina, a quem a liberdade tem um significado tão forte. Senti-me uma "naba", sem saber bem o que dizer, mas com um sorriso estampado na cara, por estar a partilhar este momento.
Na última sessão, a mesma reclusa diz-me:

- Formadora, na 2ª feira, lembre-se de mim às 14h, vou estar a sair em Liberdade.
- Prometido. Vou pensar em ti às 14h. (e ao dizer isto, a minha vontade era estar lá na 2ª feira e vê-la com a sua cara de menina perdida a sair para o Mundo).

Estar numa prisão pode ser assutador, todas a regras, todos os cuidados, todas as rotinas. Para mim foi das melhores experiências que tive até hoje, e de onde vim com com o coração cheio para casa.

A todas estas meninas, desejei baixinho que a vida lhes desse muitos motivos para sorrir:

À I. que fosse capaz de enfrentar a vida cá fora.
À F. que continuasse com a força dela e persistência em acreditar que cada dia, é menos um lá dentro.
À S. que a sua calma a ajudasse a ter coragem para compreender a raiva do filho.
À I. que conitnuasse assim, tão tranquila e tão positiva com tudo.
À A. que fosse capaz de deixar as drogas e visse o quão bonita é.
À M. que nunca perdesse aquele sorriso lindo e rasgado.
À G. que acreditasse que a Liberdade é possível e que a dela já esteve mais longe (são os últimos dias que custam mais).
À E. que continuasse assim, tão doce.
À P. que fosse capaz de esquecer as amarguras da vida, e voltasse a sorrir.
À E. que continuasse com a alegria com que fala dos filhotes.
À R. que fosse sempre aquele "despacho", sempre pronta para uma boa gragalhada.
À L. que continuasse tão apaixonada pela vida.
À M. que tivesse força para vencer os seus pensamentos negativos e acreditasse que a vida tem muitos motivos para sorrir (e ela tem um sorriso lindo...mas tímido!).
À C. que continuasse a ser aquele furacão de boa disposição, e por favor não largar os estudos (vais longe miúda!).
À O. que fosse sempre, aquela mulher deliciosa, que sempre dizia: "Bom dia alegria!..hoje é um bom dia para sorrir!"

A todas elas, muito obrigada por tudo.

*

Sem comentários:

Enviar um comentário