domingo, 19 de abril de 2009

Loucura? ou Dádiva?

"Mental hillness people enrich our lives!"


E ainda descriminam, mal tratam, ignoram e esquecem os doentes mentais! Tratam-nos como pessoas invisíveis, que só chateiam e incomodam, que só se queixam (os que conseguem, porque há tantos que vivem no silêncio, num silêncio só deles),que não os percebem e nem fazem um pequeno esforço para os perceber...não se importam, fazem ouvidos de moucos e seguem as suas vidas, mas esquecem-se que os doentes mentais enriquecem a nossa vida!

Nomes como: Fernando Pessoa, Pablo Picasso, Isaac Newton, John Nash, Virgínia Wolf, Ernest Hemingway...entre tantos tantos outros, portadores de doenças mentais (algumas delas gravíssimas) e no entanto, fizeram obras, escreveram livros, lançaram teorias imortais e tão estudadas e trabalhadas durante todos estes anos. E os Maneis, os Paulos, as Marias, as Joanas, as Ritas, os Pedros, os Antónios também eles portadores de doença mental e que fazem todos os dias a OBRA de viver num mundo que os esquece e negligencia.

Não consigo e não consigo aceitar que não seja nada feito em nome de todos aqueles a quem a vida decidiu pregar uma partida e virá-la quase toda do avesso...talvez seja a minha veia de futura Psicóloga (que sempre se interessou pela doença mental) a falar, talvez seja um sonho conseguir que sempre mais seja feito em nome destas pessoas, mas sonhar não faz mal a ninguém, e o "sonho comanda a vida", e como disse Fernando Pessoa, "tenho em mim todos os sonhos!".

É preciso olhar em volta, mas olhar com olhos de ver, parar e aceitar que somos todos diferentes, mas que todos juntos podemos enriquecer o nosso mundo.


Aqui fica uma das colaborações para o Movimento UPA (www.encontrarse.pt).




*

Sem comentários:

Enviar um comentário