terça-feira, 17 de abril de 2012

Das maravilhas da água!

Trabalhar com pessoas com Paralisia Cerebral não é fácil. Encontrar actividades e terapias que encaixem a cada um deles é tarefa demorada e que exige um esforço da equipa, muito grande. Muito empenho, muita dedicação, muito gosto pelo que se faz.

Quando no curso nos dizem: "Cada caso é um caso!", na Paralisia Cerebral é mesmo verdade. Não vale a pena tentar reproduzir a mesma actividade que foi pensada para a pessoa A, na pessoa B, porque dificilmente irá surtir efeito.
E para mim, isto é a parte gira. O pensar, o pesquisar, procurar, ir de encontro às necessidades, às especificidades aos gostos de cada um. É tão bom, quando depois vemos sorrisos de felicidade e de satisfação com as actividades que lhes propomos.

A HIDROTERAPIA, é uma delas. A alegria, os sorrisos, as gargalhadas, a tranquilidade que transmitem quando estão dentro da piscina, é qualquer coisa impossível de descrever na perfeição apenas por palavras, é preciso ver. é preciso conhecer cada um deles. É preciso compreender o que cada um precisa e dá importância. É preciso sentir a vida como eles a sentem...

Começar o dia a dar e a receber sorrisos é o melhor antídoto para a crise, a falta de dinheiro, as horas passadas no trânsito, as dores de costas, as horas de pesquisa que não dão em nada, é o melhor remédio para o cinzento deste país.

E se me deixarem, é com estas pessoas que quero partilhar um pouco de mim e da minha vida.

*

Sem comentários:

Enviar um comentário